Translate

terça-feira, 20 de maio de 2014

Tambores, vozes e ideias – As juventudes se reúnem no III ENA



Característica da juventude, a animação percorreu os recantos da Univasf ao som de tambores e vozes, convidando para a Plenária das Juventudes. Os versos do poeta Antonio Francisco, que hoje ocupa a cadeira do imortal Patativa do Assaré na Academia Brasileira dos Cordelistas, ecoaram pela ampla sala, que ficou pequena diante de tantas pessoas ávidas em discutir, evidenciar e propor ações e questões de interesse da juventude.
O momento foi facilitado por Cláudio Pajeú - do Centro Sabiá – e a comunicadora Laudenice, do mesmo centro,  apresentou o projeto de vídeos documentários que estão sendo exibidos no Canal Futura, intitulado “Diz aí, juventude!”, em parceria com a ASA. Após a apresentação dos três episódios, que tratam de vivências da juventude com os temas Acesso a terra, Educação popular e cultura e Geração de renda, a turma foi convidada a expressar o que ocorre em suas localidades. Jacira, da comunidade Queimadas, na Paraíba, jovem agricultora experimentadora, falou sobre os fundos rotativos e como os 12 jovens da sua comunidade o utilizam para comprar telas e criar pequenos animais.
“A gente vai repassando para as pessoas o nosso conhecimento, através da educação popular, essa que a gente não recebe na escola. Por exemplo, com a música a gente pode falar de agroecologia. Isso tudo é educação informal. Mas a gente podia ter isso também nas escolas”, afirmou Regilane, do Assentamento Maceió, em Itapipoca, Ceará.
Toda empolgação e engajamento juvenil traz, sem dúvida, a certeza de que os caminhos agroecológicos serão percorridos com muita sabedoria.
Agroecologia é o caminho!


Por Ricardo Wagner – comunicador popular pela Obas

Nenhum comentário:

Postar um comentário