Translate

terça-feira, 6 de maio de 2014

Intercâmbio de experiências -Região do Cariri




Por Thiago Ramalho – Comunicador popular pela Obas
Nos dia 29 e 30 de abril a Obas – Organização Barreira Amigos Solidários, realizou uma visita de intercâmbio intermunicipal entre agricultores e agricultoras familiares para multiplicação de experiências na região do Cariri cearense, com beneficiários P1+2 BNB das cidades de Granjeiro e Altaneira. Contamos com a parceria do Instituto Elo Amigo de Iguatu que nos apresentou suas experiências e os quintais produtivos dos agricultores e agricultoras acompanhados pela a instituição na região.
Na tarde do dia 29, os participantes fomos conhecer algumas implementações de Cisternas Calçadão na cidade de Cariús, na comunidade Riacho do Meio, distante 47 km da sede do município. Lá visitamos o quintal de seu Emidio e Dona Francisca onde os participantes  conheceram a história da família e os benefícios com a cisterna e as tecnologias implantadas para a produção dos alimentos. Fomos acompanhados pelo animador de campo do Instituto Elo amigo, Jardel. Vimos também uma Cisterna de Enxurrada, canteiro econômico e o quintal da dona Hosana que é agente de saúde da comunidade que aproveitou seu quintal para produzir além de seus alimentos ervas fitoterápicas .
Já no dia 30, visitamos a sede do Instituto Elo Amigo na cidade de Iguatu onde nossos agricultores e agricultoras conheceram a equipe da instituição e visitaram uma Exposição Fotográfica intitulada  “Construindo Uma Nova História”, do fotógrafo e comunicador do Elo Amigo, Ricardo Azevedo, que retrata a beleza e a diversidade do Semiárido. Após conhecermos o Elo Amigo fomos acompanhado pelo animador de campo do instituto João Ricardo que nos levou para a comunidade de Caldeirão dos Rufinos na cidade de Quixelô.  Lá vimos a experiência do Adriano, um jovem de 23 anos que tinha sido beneficiado com uma cisterna de enxurrada. Os agricultores ficaram bem animados com a experiência do jovem que mostrou o seu quintal e trocaram muitas informações sobre o manejo e as tecnologias que ele desenvolve lá, observaram micro aspersores, coberturas mortas para os canteiros, produção de adubo, galinheiro e etc. Os nossos agricultores também conheceram outas tecnologias  como por exemplo um Barreiro Trincheiro.
Mais uma vez os intercâmbios comprovam que as experiências, quando conhecidas in loco, trazem resultados bastante significativos. “A gente fica observando o trabalho dos outro pra poder fazer melhor nos nossos”, comentaram os participantes.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário