Translate

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Informática básica é o tema da capacitação do Primeiro Passo

Fortaleza, 18 de agosto de 2014.

por Ricardo Wagner - comunicador popular Obas/ASA


Nesta terça, a Obas realizou na UNIPACE – Universidade do Parlamento do Ceará, uma formação de instrutores e instrutoras do Projeto Primeiro Passo, qualificados para o módulo de informática. Com a participação significativa de 13 mulheres num total de 31 participantes, tem-se a comprovação de que as mulheres atuam e estimulam que outras participem.
A área de informática é uma das mais procuradas do programa, e o curso está dividido em três módulos, compreendendo: Qualificação social (88 h), Informática Básica (80 h) e Específico (100 h).


“Esse curso é muito útil para a juventude, principalmente no interior, que quase não chegam essas formações, principalmente gratuito. O monitor tem que passar o conhecimento da melhor forma, dando uma aula interessante para os jovens. Tem que gostar do que faz, e não apenas pelo dinheiro. A gente distribui material para levarem pra casa, para que os jovens se interessem”, comentou o professor Isnar, do município de Umirim.
A qualificação profissional se dá na compreensão de que o conhecimento não deve enveredar apenas pelo tecnicismo. É importante valorizar a condição humana, e pensando nisso existem os módulos de Cidadania e Direitos Humanos, Juventudes e Empreendedorismo.

As informações sobre condições para a contratação dos/as monitores/as, metodologias e recursos humanos foram levantadas pelo coordenador Jares Freire. “Mais uma vez nós temos a missão de levar o conhecimento para a juventude, em especial sobre informática”, citou. Vale lembrar que a cada etapa, a qualificação da monitoria tem possibilitado ao programa avançar e sensibilizar mais jovens a participar.
Com previsão de início na próxima sexta (22), é um dos cursos com maior procura, com duração de 80 horas.

O Primeiro Passo é um projeto de inclusão e qualificação profissional para jovens entre 16 e 23 anos, de áreas urbanas e rurais, promovido pelo Governo do Estado do Ceará através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social em parceria com diversas instituições da sociedade civil. A Obas é uma das organizações executoras do projeto.

Vieram profissionais dos municípios Umirim, Tabuleiro do Norte, Taíba, Apuiarés, Trairi, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Maracanaú, Itapiúna, Chorozinho, Itapajé, Aracati, Boa Viagem e Santa Quitéria, totalizando 15 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário