Translate

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Ano da Agricultura Familiar é debatido em encontro do FCSVJ


O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Potiretama acolheu na manhã desta quinta, 14, o FMVJ - Fórum Microrregional do Vale do Jaguaribe, que reúne-se a cada dois meses para discutir, refletir e propor ações de convivência com o semiárido.
O debate deste encontro foi sobre o Ano Internacional da Agricultura Familiar, instituído pela ONU – Organização das Nações Unidas, referindo-se a importante contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar e a produção de alimentos.
O Boletim de Agricultura Familiar da ONU indica que “80% das propriedades na América Latina e Caribe fazem parte da agricultura familiar”. Entretanto, os investimentos dos governos no setor ainda são irrisórios, comparados ao volume de recursos aplicados no agronegócio.

Mas a agricultura familiar não foi discutida só sob o olhar da produção: questionamentos como a participação da juventude, a segurança nas áreas rurais, o avanço do agronegócio, a desertificação e a reforma agrária trouxeram um panorama da realidade rural, projetando perspectivas e desejos de mudança, com enfoque na agroecologia. 




Ainda durante a atividade, Ivonete Marques, da coordenação da Obas, apresentou um quadro avaliativo das ações de implementação das tecnologias sociais no Vale do Jaguaribe e como estas tecnologias interferem positivamente nas vidas das famílias do semiárido.

O momento também foi para lembrar os quinze anos da ASA – Articulação do Semiárido, o que fez muita gente voltar no tempo, lembrando várias situações em que, baseado no respeito ao conhecimento popular, a parceria tem se fortalecido. 


O próximo encontro do Fórum Microrregional do Vale do Jaguaribe acontecerá em Palhano.

Sobre o Fórum Regional Pela Vida no Semiárido – é uma articulação da microrregião do Vale do Jaguaribe, que faz parte do FCVSA, em que as organizações da sociedade civil se reúnem a cada dois meses, na segunda quinta feira do mês para discutir alternativas de convivência no semiárido. O fórum é composto por 21 municípios – Pereiro, Iracema, Alto Santo, Potiretama, Jaguaretama, Jaguaribe, Jaguaribara, Ererê, São João do Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Russas, Morada Nova, Ibicuitinga, Aracati, Jaguaruana, Palhano, Icapuí, Itaiçaba, Fortim e Quixeré.


por Ricardo Wagner - comunicador popular Obas/ASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário