Translate

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Aprender pra produzir melhor

Moradores de Barriguda, no sertão da Aratuba, são capacitados em gestão de água para produção de alimentos

por Thiago Silveira - comunicador popular Obas/ASA

























O que representam 52 mil litros de água na vida de uma família? Para quem está no meio do sertão e tem que conviver com a escassez de água representa muita coisa, como produzir parte do próprio alimento.

Em Aratuba, município da Região do Maciço de Baturité, 40 famílias estão sendo beneficiadas com a chamada segunda água. Com apoio do Banco do Nordeste, as famílias recebem a cisterna de caráter produtivo, onde plantam no quintal de casa verduras, hortaliças, frutíferas principalmente para o consumo próprio.
Os beneficiários recebem mais que uma cisterna, eles passam por todo um processo de capacitação para gerir da melhor forma o recurso. Foi isso que aconteceu com um grupo de 20 famílias da localidade de Barriguda no sertão de Aratuba. Durante dois dias de muita troca de saberes e experiências da lida no campo, assessorados pelo também agricultor Deimy Santos, os agricultores e agricultoras participaram do curso de Gestão da Água para Produção de Alimentos (GAPA).








Entre cálculos para o uso da água, brincadeiras, companheirismo e expectativa, já que o material para a construção da Cisterna Calçadão tinha chegado à maioria das casas, o grupo ampliava os horizontes do conhecimento sobre diversos temas. A discussão sobre agroecologia, por exemplo, ficou clara com o comentário de que “o mato é o cabelo da terra”, por tanto, nada de queimadas.
Outros temas também fazem parte do programa de capacitação, entre eles a relação de gênero. 
O grupo bem equilibrado entre homens e mulheres pôde perceber que a responsabilidade pela gestão da água é de todos, independe do gênero.


No tempo bem aproveitado ainda foi possível conhecer o quintal do seu José e Dona Maria, os anfitriões, e suas experimentações. Foi nesse clima de partilha, sentido o vento forte que batia na varanda da casa, e desfrutando um delicioso mugunzá no almoço, que o curso aconteceu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário