Translate

sexta-feira, 13 de março de 2015

Ano Internacional dos Solos - Da terra brota a vida

Foi pela necessidade que a humanidade começou a experimentar os produtos da natureza e descobrir suas utilidades e benefícios, principalmente na alimentação. Aprendemos a roçar o chão, a plantar e a colher. Experimentamos raízes, folhas, frutos, sementes e diversos vegetais, mas não tínhamos muita preocupação com a terra. Hoje, entendemos que os solos têm grande importância nas nossas vidas. É dele onde retiramos grande parte do nosso sustento.
Mas ainda há muito a se discutir e colocar em prática no que diz respeito à saúde do planeta e dos seres vivos. Pensando nisso, a FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura resolveu implantar o Ano Internacional dos Solos.
Essa é uma boa oportunidade para debatermos, refletirmos e agirmos concretamente na perspectiva de modificarmos tais atitudes que levam a degradação e poluição dos solos. Durante uma semana, que vai do dia 16 a 22 de março, a Obas – Organização Barreira Amigos Solidários realiza a 11ª Semana das Águas – cujo tema é “Água e solos: onde brota a vida”.
Segundo a FAO, “a América Latina e o Caribe têm as maiores reservas de terras cultiváveis do mundo, e por isso o cuidado e a preservação dos solos são fundamentais para que a região alcance sua meta de erradicar a fome”. A saúde dos solos é a base da agricultura familiar, o que faz produzir alimentos de qualidade, combatendo a fome e cumprindo seu papel como reservatório da biodiversidade. Os cuidados com a terra são essenciais para enfrentar as mudanças climáticas, já que os solos compõem o ciclo de carbono. Para isso, nosso olhar deve estar voltado à consciência do equilíbrio entre a necessidade de preservação dos recursos naturais e expansão da produção de alimentos.
A fragilidade e, muitas vezes, a infertilidade dos solos se devem ao seu uso contínuo e sem cuidados essenciais, provocado muitas vezes, pela aplicação de agrotóxicos e queimadas, acelerando processos de erosão e desertificação. Sabemos que o ato de queimar fragiliza os microorganismos vitais para a saúde da terra e dos recursos hídricos, mas essa prática continua em alta. Vale lembrar, ainda, que o avanço do agronegócio e suas práticas de mono-cultivo são fatores determinantes para o crescimento devastador desse processo erosivo.
Ainda em 2015, temos duas datas de referência: o dia 15 de abril – Dia da Conservação do Solo, e 5 de dezembro – Dia Mundial dos Solos, que será comemorado pela primeira vez.
É importante cuidarmos dos solos: é da terra que brota a vida.



Ricardo Wagner – Comunicador popular  - Obas/ASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário