Translate

terça-feira, 17 de março de 2015

3ª Trilha das Águas em Barreira percorre trecho até o Rio Choró

Hoje aconteceu a 3ª Trilha das Águas na comunidade Lagoa do Barro, em Barreira. O evento, que faz parte do calendário da 11ª Semana das Águas promovida pela Obas – Organização Barreira Amigos Solidários, foi conduzido mais uma vez pelo agroecologista Francisco Saldanha, do município de Jaguaribe.
Este ano a trilha contou com a presença da professora Ivanilda de Aguiar e alunos do curso de agronomia da Unilab, que vem apoiando as iniciativas da Obas, além de crianças, jovens, agricultoras e agricultores do Fórum de convivência com o Semiárido do Vale do Jaguaribe e do Fórum Microrregional de Convivência com o Semiárido de Fortaleza.
Por cerca de 1 km, as pessoas puderam identificar espécies nativas da caatinga e reconhecer sua importância no bioma. Plaquetas de identificação foram colocadas em várias espécies com o intuito de monitorar a área, catalogando através de georreferenciamento, fotos e outros dados técnicos. 




No final do percurso também foram notadas a degradação e assoreamento do Rio Choró e realizado um pequeno debate à beira do rio. A professora fez algumas colocações a respeito do solo do entorno, evidenciando a importância da mata ciliar para a preservação do leito dos rios. Em sua fala, seu Saldanha chamou a atenção para o descaso com que o poder público tem tratado os mananciais e últimos resquícios de mata nativa, reafirmando a importância do bioma catinga como único no mundo.
Ao final, um café da manhã foi servido, com a promessa de que ano que vem retornaremos, afim de divulgar medidas que fortaleçam a consciência de que é preciso cuidar e reanimar a caatinga a partir da sua valorização. 


 Por Ricardo Wagner – comunicador popular pela Obas/Asa

Um comentário:

  1. Porque te cuido natureza? Porque te amo... Semana das águas uma iniciativa louvável!

    ResponderExcluir