Translate

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Beneficiários do P1+2 recebem capacitação de SISMA em Palmácia



Cerca de 28 famílias beneficiárias do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) participaram nesta quarta e quinta-feira, 13 e 14 de maio, do curso de Sistema Simplificado de Manejo de Água para Irrigação (SISMA). A formação ocorreu na comunidade de Araticum, no município de Palmácia. O curso foi ministrado pelos técnicos da Organização Barreira Amigos Solidários (Obas), Gerdon Maciel e Beth Martins. Na região, o P1+2 é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Banco do Nordeste (BNB), em parceria com a Obas.




 No primeiro dia, os agricultores e agricultoras tiveram aulas sobre práticas de produção agroecológicas. Além disso, informações sobre metodologias e técnicas de produção adequadas ao Semiárido, os malefícios dos venenos e adubos químicos, manejo de água para irrigação e alimentação animal, produção e uso de defensivos naturais, entre outros, foram debatidos.

Já na manhã da quinta-feira, foi realizado um mutirão para construção de dois canteiros econômicos. Com uma lona, cinco metros de cano pvc, algumas garrafas pets preenchidas com água e telhas, os agricultores tiveram a experiência da produção de um canteiro no entorno da cisterna do senhor Chiquinho de Araticum, morador da comunidade. Eles puderam ver na prática como realizar a construção, já que cada beneficiário receberá os materiais para construir os canteiros na própria casa.

O Sisma constitui a segunda etapa de formação para as famílias beneficiárias do P1+2. A primeira capacitação foi em Gestão de Água para a Produção (Gapa), já realizada no município.


Mara Cibely – comunicadora Obas/FCVSA

Um comentário:

  1. Momento magnífico para nossa equipe poder passar e também receber aprendizado.

    ResponderExcluir