Translate

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Obas: 14 anos de luta e convivência

Semeando solidariedade...
Estamos vivenciando um momento de celebração no semiárido cearense! É que há 14 anos, em 5 de abril de 2001, nascia a Obas – Organização Barreira Amigos Solidários. Compondo aArticulação Semiárido Brasileiro – ASA, a Obas é uma Organização da Sociedade Civil nascida das ações do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido (FCVSA).

Desde sua fundação, a Obas vem desenvolvendo ações no âmbito cultural, social, educacional e ambiental, com a mobilização, participação e conscientização popular, que envolve famílias agricultoras e sociedade, dos municípios do Vale do Jaguaribe, Maciço de Baturité e em Barreira. Entre suas atividades estão formação de adolescentes e jovens, e a implementação de tecnologias para captação de água da chuva e para produção de alimentos, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Petrobrás, Banco do Nordeste (BNB), Associação italiana Ética Brasilis, União Europeia, PPPEcos e Governo Estadual, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

Em sua atuação, a Obas se preocupa com a autonomia dos agricultores a agricultoras, a participação efetiva das mulheres e da juventude do semiárido cearense.  Além disso, incentiva a criação de cooperativas, associações e núcleos comunitários como forma de melhorar a qualidade de vida das comunidades beneficiadas. Ainda em suas atividades, a Obas promove a realização de campanhas de conscientização relacionadas a programas educacionais; executa projetos direcionados à prestação de uma assistência social a segmentos populacionais, viabilizando o exercício da cidadania, e desenvolve cursos profissionalizantes, buscando capacitar o cidadão e a cidadã, contribuindo para sua inserção no mercado de trabalho.

Já no município de Barreira, a Obas realiza desde 2004, dentre outras ações, a Semana das Águas, uma atividade que visa despertar nas pessoas a real consciência quanto ao valor dos recursos hídricos e sua preservação, assumindo o papel de cuidar da água para que ela nunca falte e que seja de qualidade.

Parabéns a Obas!
E que outros muitos anos de luta possam vir!

Mara Cibely de Oliveira
Comunicadora Popular - Obas


Nenhum comentário:

Postar um comentário