Translate

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Caatingueirinha recebe visita de intercâmbio do Programa Uma Terra e Duas Águas

"Conversando a gente aprende e ensina", 
dona Maria do Nascimento, agricultora da comunidade Mundo Novo, em Russas

A comunidade Caatingueirinha – localizada a 11 quilômetros de Potiretama - recebeu durante os dias 25 e 26 deste mês, a visita de intercâmbio intermunicipal de experiências, que faz parte do Programa Uma Terra e Duas Águas*.




As agricultoras e agricultores saíram do município de Russas para conhecer a casa de sementes Renascer no Sertão - uma das grandes conquistas comunitárias - como também as tecnologias de captação de água da chuva para produção de alimentos e criação de pequenos animais. 





Na casa de sementes, foi possível ver a forma de armazenar os grãos, selecioná-los e também como compartilhá-los. 
Além da casa de sementes, o pessoal foi conhecer o quintal da dona Gracinha, agricultora experimentadora que também é facilitadora dos cursos de GAPA e SISMA**. Ela afirmou que a realidade local mudou muito a partir da autonomia das famílias para gerenciar a água. "Hoje a gente consegue plantar com mais tranquilidade porque não fica dependendo de pipa ou ter que buscar água longe. Onde tem água, tem vida. Coragem pra trabalhar não falta na gente", afirmou. Em seu quintal foi possível encontrar uma grande variedade de frutas e hortaliças, além de legumes e um viveiro de mudas. No viveiro são produzidas espécies da caatinga e também plantas medicinais e ornamentais. "Vem gente de todo canto comprar aqui, porque eu tenho planta de todo tipo. Eu ainda ensino como cuidar delas", completa Gracinha.

As pessoas se impressionaram com a forma que a juventude local se organiza: é como uma rede, em que cerca de 50 jovens de oito comunidades vizinhas. “Nós nos reunimos mensalmente para discutir desde políticas públicas como o acesso a terra e a água, até ações culturais e de lazer. 

O grupo hoje confecciona e comercializa bonecos mamulengos, criando assim uma identidade local, como também faz apresentações teatrais”, nos disse Antonio Deyme, que está no grupo desde sua criação. “O nome Grupo de Jovens Transformadores e Solidários nós escolhemos por votação. Aqui todo mundo participa de todas as decisões”, completou o jovem.




Atualmente o grupo está batalhando para realizar mais um sonho: a construção de um galpão, que servirá para as reuniões e também para trabalhar com reciclagem. “Mas a gente corre atrás. O terreno foi doado pela associação e algumas instituições tem dado apoio. Até um pedreiro a gente conseguiu de graça. Nada é fácil, né?” complementou Bárbara Alyne, jovem atuante do grupo.
Se você quiser contribuir com o Grupo de Jovens Transformadores e Solidários, entre em contato:
facebook: 
Jovens Transformadores Solidários.











* O Programa Uma Terra e Duas Águas é uma parceria da Fundação Banco do Brasil com a ASA – Articulação do SemiÁrido, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Obas – Organização Barreira Amigos Solidários.
** GAPA - Capacitação de famílias para Gestão da Água para Produção de Alimentos;
SISMA - Capacitação de famílias em Manejo de Sistema Simplificado de Água para Produção de Alimentos.

por Ricardo Wagner - comunicador popular pela Obas/ASA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário