Translate

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Famílias das comunidades Cajueiro e Batalha recebem visita de instituição italiana

Conhecer outras realidades, vivenciar sonhos realizados... Foi com que esse pensamento que a equipe da Brasilita visitou as comunidades Cajueiro e Batalha, distantes cerca de 5 km da sede do município de Barreira. Com muita ansiedade e alegria, as famílias de agricultores e agricultoras degustaram um café da manhã com dedos de prosa sobre suas vidas, conquistas e mudanças a partir do acesso a tecnologias de captação de água da chuva.


Os olhares atentos de Sara Dafroso, Roberto Lussignoli, Valeria Marconi, Terry e Vania atendiam à expectativa de que as possibilidades de convivência com o semiárido estão relacionadas ao direito à água, a terra, ao conhecimento, a partilha dos saberes. A Brasilita é uma organização italiana que vem apoiando as iniciativas da Obas na promoção do direito a água através da construção de cisternas de placas.



“Não dá pra imaginar tanta gente sem água pra beber”... emociona-se Terry, da Brasilita. Perceber sua emoção também nos comove, reafirmando a capacidade humana de indignar-se quando um direito humano tão indispensável é negado a uma grande parte da população.


           Após a conversa inicial, o grupo visitou nove famílias beneficiárias, dentre elas, a casa da dona Rita e sua filha Camilla. “Olhe o meu canteiro. Tem pimenta, cebolinha, coentro, tomate. Como é que eu ia conseguir tudo isso se não tivesse água? Com a minha cisterna eu tenho água de beber boa. A água da chuva que eu vou aparando nos baldes e noutras coisas eu vou guardando pra aguar minhas plantinhas”, comenta toda feliz.


Sua filha também se orgulha de mostrar as árvores frutíferas do quintal. "Olha aqui o tamanho dessas goiabas! A gente também tem ata!”, diz com um grande sorriso a atenta Camila, que vem pra perto da gente com o seu galo Neymar.
Pequenos relatos de grandes histórias nos foram contados em tão pouco tempo, mas o suficiente para nos fazer perceber que a felicidade está em todos os recantos do semiárido.

Grazie Brasilita! 

Por Ricardo Wagner - Comunicador Popular pela Obas.
Fotos: Ricardo Wagner/arquivo Obas

Nenhum comentário:

Postar um comentário