Translate

terça-feira, 15 de julho de 2014

Intercâmbio de saberes – Potiretama e Barreira


Partilhar saberes e começar a vislumbrar novos horizontes. Foi essa a motivação que reuniu agricultoras e agricultoras do município de Potiretama em Barreira, na sede da Organização Barreira Amigos Solidários (OBAS), no início do mês de julho, para o intercâmbio do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).

Ivonete Marques, uma das Coordenadoras do Programa acolheu o grupo formado em grande parte por jovens representantes de suas famílias e, em um momento inicial, deixou todo mundo por dentro das adequações do P1+2. Perguntas e questionamentos deram o tom da conversa. Tudo respondido, para não ficar nenhuma dúvida.

Para além do bate papo, o intercâmbio intermunicipal é, sobretudo, uma oportunidade de troca de experiências. Além de saber teoricamente como funciona o programa e qual o objetivo da segunda água, o grupo quer conhecer de perto os resultados na prática. O que aconteceu com a visita à propriedade do seu Francisco. Com uma cisterna calçadão beirando os quatro anos, ele partilhou como faz o uso consciente da água no quintal onde planta desde coentro até laranja e tangerina.

“Se você comprar um “moi” de coentro com veneno todo dia, onde é que vai chegar?” Francisco pergunta com tom de quem afirma já saber a resposta. Além de usar da melhor forma a água, ele se orgulha em dizer pro grupo que não usa nenhum tipo de veneno na sua plantação.

Entre saberes compartilhados e esperanças que vão se formando, o grupo de Potiretama deixa Barreira no clima bom da manhã de uma quinta-feira aproveitando o raiar do sol pra clarear as ideias e pensar na nova cisterna que logo será realidade.

Fotos e texto: Thiago Silveira
Comunicador Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário