Translate

sexta-feira, 8 de junho de 2018

Obas participa do IV ENA – Encontro Nacional de Agroecologia, em Minas Gerais



Mulheres curando o Rio Doce na mística inicial da Plenária de Mulheres do IV ENA
Foto: Cintia Barenho
Entre os dias 31 de maio a 3 de junho, Belo Horizonte teve sua rotina alterada para receber as/os participantes do IV ENA – Encontro Nacional de Agroecologia. Com muita alegria e energia, agricultoras e agricultores, comunicadores/as, juventudes, integrantes de movimentos sociais, professoras/es, quilombolas, movimentos de mulheres, LGBTTQI’s, universidades e população se uniram no Parque Municipal de Belo Horizonte para apresentar ações agroecológicas e discutir avanços e propostas gerais. 








Com o tema “Agroecologia e democracia, unindo campo e cidade”, o ENA deste ano promoveu em suas tendas amplos debates buscando a conscientização de que “a agroecologia é uma alternativa para a superação do modelo de desenvolvimento agrícola e abastecimento alimentar ambientalmente predatório e socialmente injusto que permanece dominado as orientações políticas do Estado brasileiro”, como descrito em sua Carta Política, construída durante o encontro.









Conversa Desenhada
As experiências apresentadas vieram de todos os biomas brasileiros, visibilizando várias possibilidades de enfrentamento à degradação da natureza e aos dilemas sociais. A cada tenda, uma Facilitação Gráfica ou Conversa Desenhada foi realizada, com o propósito de permitir outras formas de comunicar as ações. A técnica promove a visualização das falas através da imagem como elemento lúdico, facilitando a compreensão e sintetizando o contexto.


O que produzimos é o que queremos consumir
Fernando Silva, jovem agricultor de Barreira/CE, participando da feira

Nada mais sensorial do que comer, cheirar, tocar, usar os produtos da agricultura agroecológica expostos na feira. Fernando Silva, jovem agricultor de Barreira, levou produtos como o mel, cajuína, doce de caju e castanha.

Bastante animado, Fernando disse que a feira “ É um evento que precisa continuar, pois a gente aprende muito com as outras culturas. Eu circulei pelas tendas e fiquei impressionado com a forma que outras pessoas de outros estados plantam. Eu vendi tudo que eu trouxe e comprei café, cachaça mineira, artesanato... Muita coisa que a gente não tem oportunidade de encontrar fácil. Já quero participar de todos os outros encontros sobre agroecologia”.


 Cultivar afetos, no campo e na cidade






Além das experiências da agricultura agroecológica, o espaço do IV ENA serviu também para apresentarmos as ações exitosas de convivência com o semiárido. A Obas, montou uma pequena mesa onde foram expostos os materiais de comunicação referentes aos projetos como os das cisternas de primeira e segunda águas, cisternas nas escolas, reuso das águas e formação profissional para jovens. Foi uma bela oportunidade para que as pessoas pudessem compreender as outras realidades do semiárido, muitas vezes deturpadas pela grande mídia. Numa conversa com a professora Malu, que fez mestrado na UFC e hoje mora em Belo Horizonte, ela recorda seu tempo de atuação na zona rural, e a importância de contextualizar a educação. "Sempre que as crianças viam algum exemplo refente às suas realidades, o aprendizado era mais rápido e prazeroso para elas", disse a sorridente professora.

















por Ricardo Wagner - comunicador popular pela Obas


Nenhum comentário:

Postar um comentário