Translate

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Escola de Barreira promove Quinzena Literária sobre valores humanos

Prof. Flavio e prof. Alexandre, com a turma do 5º ano.
Hoje, dia 13 de junho, um dia após a data em que se promove a discussão sobre a erradicação do trabalho infantil, a Obas realizou uma oficina sobre xilogravura, a convite da Escola Francisco Correia Lima, na comunidade Areré, em Barreira.


O evento faz parte da Quinzena Literária que a escola irá realizar, cujo tema é "A educação e os valores humanos na escola".

Com 18 participantes do 5º ano, a oficina debateu a história da xilogravura, conceitos de iconografia, valores humanos, sem deixar de abordar a questão do trabalho infantil como um dos principais desafios enfrentados para garantir que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados.

Luiz e Igor, torcedores do Flamengo, fizeram xilo em homenagem ao seu time.

Com muita animação e verbalização, as crianças colocaram suas impressões - literalmente - em placas de isopor, lembrando que tratava-se de uma simulação de xilogravura, já que a técnica utiliza-se da madeira. Entretanto, foi peculiar perceber que a turma estava bastante antenada com as questões de direitos e valores, facilitando a compreensão do que iríamos abordar nas xilos.


Momento de expectativa para ver como ficou a impressão

Como toda criança, as/os participantes fizeram questão de experimentar e criar suas técnicas e desenhos, permitindo uma variedade de leituras e temas.

Erlando e Davi, com as cartas do jogo criado por eles.

Além da oficina, conhecemos dois garotos, o Erlando Salviano e o Davi Silva (ambos com 10 anos) que criaram um jogo de cartas diferente. Mas isso fica para a próxima história. Pelo visto, a Escola Francisco Correia Lima tem muito o que contar.



Agradecemos o convite do professor Flávio e a colaboração do professor Alexandre.

E que vem mais encontros como este.


Por Ricardo Wagner - Comunicador popular pela Obas

Nenhum comentário:

Postar um comentário