Translate

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Obas realiza curso de pedreiro em Barreira

Cerca de 10 agricultores estão participando, nesta quinta e sexta-feira, dias 22 e 23 de janeiro, do curso de Capacitação de Pedreiros para construção de cisternas de primeira água, no município de Barreira. O treinamento da mão de obra local vai contribuir para agilizar as construções de mais 430 cisternas das famílias agricultoras já cadastradas na região. Essa ação é realizada através do Programa de Cisternas, desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), e executado pelaOrganização Barreira Amigos Solidários (Obas).

Durante as aulas, que são todas práticas, os alunos aprendem sobre a quantidade adequada de água e material para a construção das placas que envolverão as paredes das cisternas. Além disso, têm acesso as informações sobre a implementação dessas tecnologias para armazenamento de água da chuva, viabilizando a melhoria da qualidade de vida das famílias no Semiárido.

A capacitação de pedreiros é destinada a agricultores e agricultoras que têm o interesse de participar do curso.Além disso, o treinamento permite que homens e mulheres possam ter uma renda a mais e movimentar a economia do município, já que os alunos, depois de capacitados, serão contratados e recebem um auxílio pelo trabalho realizado na região.




Além das 430 famílias já cadastradas, outras 1.070 deverão receber cisternas de primeira água no município de Barreira, somando um total de 1.500 famílias beneficiadas até o final do projeto.






Texto: Mara Cibely
Fotos: Thiago Ramalho e Ricardo Wagner


Nenhum comentário:

Postar um comentário