Translate

terça-feira, 29 de julho de 2014

Juventude e arte - Catingueirinha e Aroeiras

Há arte no sertão. E mais que isso: também tem protagonismo da juventude

por Thiago Silveira - Comunicador popular - Obas/ASA


Catingueirinha é uma localidade distante 30 quilômetros do município de Potiretama, na região do Jaguaribe. Uma comunidade pequena rodeada por outras seis comunidadesmenores. Catingueirinha é para onde todas as outras convergem. O centro da arte e do protagonismo da juventude da região.
E foi lá nesse chão, que o grupo de jovens formado por mais ou menos 50 membros começou a fazer arte no meio do sertão. Depois de conhecerem o mamulengo o grupo começou a investir e, também, trabalhar com teatro de rua, além de fabricar os próprios bonecos.


Na comunidade, onde as cisternas de placa parecem ornar quase todas as casas, a praça com um igrejinha no centro é local de encontro e acolhe a todos. Foi lá que no último dia 22 de julho os jovens de Catingueirinha acolheram os jovens de Aroeiras (Aracati) para troca de experiências e também para ensaiar o espetáculo O Auto de Dona Caroba, da campanha “Não troque seu foto por água” do Fórum Cearense Pela Vida no Semiárido (FCVSA).


O dia ainda foi de confecção de boa parte dos figurinos, muitas conversas e visita a Casa de Sementes Crioulas do lugar. A noite terminou animada com ensaio da quadrilha junina. — em Potiretama.





Nenhum comentário:

Postar um comentário