Translate

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Lançamento do Candeeiro celebra a agroecologia e a vida

Dona Angélica durante o lançamento do Candeeiro e banner

Ontem foi dia de muitas comemorações para a família da dona Angélica. Logo pela manhã, ela recebeu em sua casa, na comunidade Pau Pereira, em Chorozinho, agricultoras e agricultores que receberão cisternas calçadão do P1+2 – Programa Uma Terra e Duas Águas.


Famílias do município de Aracati que receberão as cisternas calçadão e enxurrada do P1+2
Sempre com um sorriso acolhedor, dona Angélica, seu Francisco, suas filhas e filhos nos falaram da satisfação em nos receber para compartilhar a alegria pelas conquistas mais recentes e para isso foi preciso voltar um pouquinho no tempo.


Projeto do Reuso das Águas, recém instalado



Há três meses, a equipe de comunicação da Obas participou da formação do Projeto Reuso das Águas Cinzas, com cerca de 19 participantes, e a noite, ao redor da fogueira montada em frente ao alpendre da casa, teve a oportunidade de ouvir os relatos de dona Angélica e seu Francisco. 


Seu Francisco mostra o canteiro que produziu 40kg de alimentos para o PAA

A trajetória do casal perpassa por situações de dificuldade, mas que a união e diálogo prevaleceram como estratégias de resistência. Para estimular a participação da comunidade nos projetos, dona Angélica utiliza suas práticas agroecológicas como estratégia de mobilização. 







Ozelina, filha de dona Angélica, mostra os canteiros com mudas.

A família faz questão de apresentar aos visitantes cada canto da propriedade e quais tecnologias já conseguiram implementar e as mudanças positivas que se instalou em suas vidas.






E ontem foi a data escolhida pela equipe da Obas para fazer o lançamento da edição número 2332 do Candeeiro, boletim informativo da ASA que conta histórias exitosas do semiárido como a de dona Angélica, que não poderia ficar de fora.


Distribuição dos Candeeiros

Após a acolhida às famílias, ter contado sua história, ter ensinado diversas receitas caseiras baseadas na sua farmácia viva, dona Angélica foi surpreendida com a notícia de que o Candeeiro com a sua história estava pronto e seria entregue naquele momento. Alegria da família irradiou o ambiente. Mas as emoções não foram apenas pra dona Angélica: fomo surpreendidos com a notícia de que era o aniversário do seu Francisco e que com apenas três meses de concluída a tecnologia do reuso da água, a família já tinha colhido 40 kg de cheiro verde e fornecido para o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos!
Hora de cantar os parabéns para o seu Francisco
Seguindo a linha de receitas, podemos concluir que salpicar em nossas vidas umas pitadas de perseverança, luta, fé e bom humor, teremos como alimento fortificante e saudável o bem viver.



P1+2 – Programa Uma Terra e Duas Águas - financiado pela Asa e executado pela Obas, o programa beneficia famílias agricultoras com tecnologias sociais de captação da água da chuva para produção de alimentos e criação de pequenos animais, e acontece em todo o semiárido brasileiro. Nessa etapa, serão 186 famílias beneficiadas com cisternas calçadão e de enxurrada.

Projeto Reuso das Águas Cinza – É um projeto piloto, financiado pelo Governo do Estado do Ceará, através da SDA – Secretaria de Desenvolvimento Agrário. A tecnologia social conscientiza sobre a importância do uso consciente da água e sua reutilização, através do armazenamento e manejo da água descartada do banho, lavatórios e pias, que passam por um processo de descontaminação para serem utilizadas na irrigação e produção de alimentos. Quarenta famílias serão beneficiadas com essa tecnologia social.


                                                                      Por Ricardo Wagner – Comunicador popular pela Obas




2 comentários:

  1. Acredito que foi um momento maravilhoso. Que pena que não pode participar deste momento tão importante para minha mãe e toda nossa famífamília.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas do jeito que estamos sendo tão bem acolhidos por sua família, não faltarão oportunidades para celebrarmos tantas conquistas. Viva a agricultura familiar! Viva a agroecologia!!!

      Excluir