Translate

sexta-feira, 9 de março de 2018

Agricultoras/es de Jaguaruana fazem intercâmbio em Potiretama sobre tecnologias de armazenamento de água


Nos primeiros raios solares do dia 8 de março, agricultoras e agricultores das comunidades Curralinho dos Patos e Ramalho, em Jaguaruana, partiram rumo a Caatingueirinha - Potiretama, para conhecer um pouco do dia a dia de quem conquistou as tecnologias de convivência com o semiárido: a cisterna de placas para armazenamento da água da chuva pra beber e a cisterna de armazenamento da água para produção de alimentos.

A recepção ficou por conta da Gracinha Moura, do STTR de Potiretama, agricultora experimentadora e monitora das formações em GAPA e GRH. Gracinha, seu Luis e seus filhos Rose, Pedro e Renato já estão mais do que acostumadas a contar como foi todo o processo de conquista desse direito tão fundamental: direito à água de qualidade. 
Gracinha recebe o grupo em sua varanda
Em seu quintal, pode-se encontrar diversas espécies de frutíferas, leguminosas, plantas medicinais, além de produção de mudas. Ao redor do calçadão, é possível compreender que todas essas espécies são fundamentais para o consumo da família.

Gracinha mostrando como produz o composto orgânico
Em seguida, o grupo partiu para conhecer a família da dona Ana e seu Júnior. Nossos olhos brilhavam diante de tanta diversidade! 
Dona Ana (à direita) fala pro grupo em sua casa
Dona Ana falou pra gente sobre a tecnologia da água de reuso, em que a água da pia da cozinha, do banheiro e do chuveiro são armazenadas e tratadas para serem reutilizadas no plantio. 

Seu Júnior conversa com a gente enquanto mostra sua produção
A gente viu a produção de húmus de minhoca, a utilização do biofertilizante e a irrigação por gotejamento em toda a área, na companhia do seu Júnior. Não faltavam perguntas diante de tanta novidade!


Ao retornarmos, fomos conhecer a Casa de Sementes de Caatingueirinha e também o Museu local, que está sendo organizado pela comunidade em parceria com a UFC. 


Gracinha mostra um equipamento de produz nata do século passado
O museu estimula uma viagem na vida do município com objetos, fatos históricos e causos pitorescos. 

Variedade de sementes disponíveis na Casa de Sementes Renascer do Sertão
Na Casa de Sementes, a curiosidade aflorou diante de tanta variedade de feijões, milhos, dentre outras sementes. Gracinha, como sempre, compartilhou de algumas delas com o grupo, que retornou pra casa ansioso para plantar. E a pergunta que mais se ouviu: Quando vai ter intercâmbio de novo?

 por Ricardo Wagner
Comunicador popular - Obas

Fotos:
Luiz Tsubasa





Nenhum comentário:

Postar um comentário