Translate

segunda-feira, 28 de março de 2016

XII Semana das Águas - Água e Leguminosas

Leguminosas – Por que falar delas
Durante uma semana, a Obas realizou a sua XII Semana das Águas. O tema deste ano – Água e Leguminosas: garantindo a Segurança Alimentar e Nutricional foi debatido num seminário com acadêmicos, estudantes e a população em geral. Fazer referência às leguminosas é de extrema importância, já que elas fazem parte do cotidiano de agricultoras e agricultores. A mesa, composta pela professora Ivanilda (Unilab), Andrea Sousa (Esplar) e Salomão (BNB) discutiram as leguminosas acerca não só da sua importância na alimentação humana e animal, mas também dos benefícios para a natureza através do plantio consorciado e equilíbrio e saúde dos solos. Em tempos de escassez de chuvas, falar sobre armazenamento de água e de sementes é primordial para a permanência das espécies. É preciso garantir que as sementes crioulas não se percam, pois nelas estão intrinsecamente relacionadas as culturas e tradições dos povos.

O mote das leguminosas começa a ser trabalhado durante todo o ano nas ações da Obas, desde os cursos de GRH, GAPA e Sisma, até as reuniões do FCSVJ – Fórum de convivência com o Semiárido do Vale do Jaguaribe.

Jorge Pinto, dona Luzinha, seu Berrobró e Alailson Saldanha
Lançamento - Após o seminário, foi realizado o lançamento da publicação "Álbum de Família", que retrata a história do casal de agricultores, seu Berrobró e dona Luzinha, do município de Russas. O livreto conta de forma bem humorada a trajetória dessa família, sua transição para a agroecologia e a participação na Feira Agroecológica de Russas.
Na ocasião, foi feito também o lançamento do Candeeiro sobre a família.


Concentração da pedalada em frente a Obas.
Pedala, menino – A tradicional pedalada pelas ruas da cidade, aconteceu no domingo (20) com a participação de quase 300 ciclistas. Com o apoio do Pró-Cidadania, as pessoas percorreram cerca de 8 km, estimulando a atividade física e fazendo referências aos cuidados com a água e as leguminosas.


Procissão de São José, saindo da comunidade Olaria
Com Fé – Como nos anos anteriores, o tema da Semana das Águas esteve presente na procissão de São José e na missa na Igreja Matriz de Barreira.
 Esse ano, a pastora Elza, da Igreja Batista Vale de Bênção acolheu o tema durante a celebração, onde foi lido um texto sobre a água e as leguminosas. É muito importante que as manifestações de fé estejam presentes nas discussões onde a natureza – presente divino – dialogue com o bem viver.







Jovens visitando a margem do Rio Choró, na comunidade Lagoa do Barro, em Barreira
Trilhando os caminhos – Como já é de costume, o agroecologista Francisco Saldanha, veio de Jaguaribe contribuir no olhar para o que vem ocorrendo com a natureza no entorno do Rio Choró, em Barreira. No ano passado, a trilha levou estudantes e a comunidade para conhecer um trecho da comunidade Lagoa do Barro, encerrando às margens do rio. Foram identificadas várias espécies, entre nativas e exóticas, que foram catalogadas e receberam plaquetas de identificação. Esse ano o objetivo foi retornar a essa área para avaliar as mudanças – ou não – ocorridas. Infelizmente todas as placas tinham sido arrancadas, impossibilitando a identificação e o monitoramento. Também foi percebido o aumento do assoreamento do rio Choró, a trilha teve a participação de estudantes da Escola de Ensino Médio Danísio Correa.


Centro Educacional 15 de Abril na oficina de Relatoria Gráfica


Conhecimento – Duas oficinas foram realizadas simultaneamente na sede da Obas, sendo que a participação de estudantes tem aumentado, sinalizando positivamente o compromisso e parceria das escolas na troca de saberes.

A Relatoria Gráfica, que é uma modalidade muito utilizada atualmente em relatórios e pesquisas, foi uma das oficinas ofertadas. Foram quase 30 jovens do Centro Educacional 15 de Abril que puderam exercitar técnicas de desenho e conhecer alguns materiais mais utilizados.





Oficina de produção de defensivos naturais
A segunda oficina foi direcionada a uma das maiores preocupações da Obas: como sensibilizar as agricultoras e agricultores para não utilizarem agrotóxicos. Para isso, é importante apresentar alternativas naturais. Durante a oficina, o agrônomo Jorge Pinto e o agroecologista Francisco Saldanha, colocaram em prática algumas receitas de defensivos naturais.









Carol distribuindo mudas para agricultores.
Blitz Verde – Pelo segundo ano consecutivo, a Obas distribuiu mudas de plantas no centro de Barreira. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância das espécies nativas, suas utilidades desde a alimentação até o paisagismo consciente. Dessa vez, a Área de Proteção Ambiental –APA, do Maciço de Baturité gentilmente doou as mudas.

Esportivamente – Com o objetivo de integrar a juventude nas discussões, nada melhor que o esporte. Daí a iniciativa de realizar o I Torneio das Águas de Futsal, onde quatro times femininos e oito masculinos mobilizaram todo o município. Daí a certeza de que através do esporte é possível movimentar a juventude. Certamente outros campeonatos virão.

Sacudir o esqueleto – O quintal da Obas ficou pequeno para acolher tanta gente. Na fala de encerramento, o coordenador geral da Obas, Alailson Saldanha agradeceu a todas as pessoas envolvidas na realização do evento, bem como a todas que participaram das atividades. Ele ressaltou a importância do evento para o município, que através de vários programas e projetos executados pela Obas, também tem a oportunidade de trocar saberes e experiências.
E como não poderia deixar de ser, o encerramento foi coroado com a entrega dos troféus aos times vencedores do torneio, sendo que em primeiro lugar feminino o time “Cantagalo” e o masculino “Barreira Futsal”. Após a premiação, o brilho do luar misturou-se ao show do Edilson do Acordeon e do grupo de samba do Acarape. Foi muito arrasta-pé e quadrilha improvisada.
 Agora é esperar pela próxima semana das águas








Nenhum comentário:

Postar um comentário