Translate

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Projeto Primeiro Passo inicia capacitação profissional para jovens do Centro Educacional Dom Bosco

Na última terça (18), o Centro Educacional Dom Bosco, em Fortaleza, esteve repleto de sorrisos de esperança. É que teve início o Primeiro Passo – Programa de formação profissionalizante para jovens e que naquela unidade capacitará 15 adolescentes e jovens com o curso de bombeiro hidráulico.
O projeto é uma parceria da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS e várias organizações, tendo a Obas como executora. Durante três meses, esses jovens participarão da formação, que além das aulas específicas profissionalizantes, também tratam de temas como cidadania e direitos humanos, relações de gênero e juventude.
A aula inaugural contou com a presença de familiares dos jovens, do secretário da STDS – Josbertini Virgílio Clementino, da coordenadora de Proteção Social Especial – Mariana Abreu, da coordenadora do Projeto Primeiro Passo – Roberta Arraes, do articulador do Projeto Transformando Vidas – Fran Beno Gadelha, da diretora do Centro Educacional Dom Bosco – Dra. Paula Castelana, além de profissionais da saúde e da educação, agentes e equipe da Obas.

Promovendo cidadania e garantindo direitos – Segundo o secretário da STDS - Josbertini Virgílio, “é importante ofertar cursos profissionalizantes dentro dos centros educacionais na perspectiva da garantia dos direitos da juventude, que já é muito privada desses direitos, e é responsabilidade do Estado garantir a educação e cidadania”.

Com muito entusiasmo, a coordenadora do Projeto Primeiro Passo, Roberta Arraes disse que “é preciso minimizar a dívida social que temos com a juventude através de processos educacionais transformadores”.

Saber das dificuldades que a juventude passa não é nenhuma novidade, principalmente daqueles que por algum motivo estão cumprindo medidas socioeducativas. Mas é preciso reconhecer que há olhares e ações possibilitando mudanças significativas para o futuro desses jovens. Como disse a coordenadora de proteção social especial – Mariana Abreu, “a interlocução das ações são fundamentais para garantir tanto a qualidade do ensino e do aprendizado como despertar o interesse dos jovens em dar continuidade aos seus processos de formação”.

As falas se completavam através da vontade de disponibilizar aos jovens todo o encorajamento de que se faz necessário para superar um momento bastante delicado em suas vidas. E assim a diretora do Centro Educacional Dom Bosco – Dra. Paula Castelana, fez questão de demonstrar todo o seu empenho em garantir a qualidade da educação desses jovens.

Circular os olhos pelo ambiente e ver as famílias erguendo seus rostos com a expressão de acreditar que dias melhores virão é acreditar que o primeiro passo foi dado.


*      Ricardo Wagner – Comunicador popular pela Obas

Nenhum comentário:

Postar um comentário