Translate

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Feira é lugar pra ser feliz

O sol nasce e com ele desponta a energia de agricultoras e agricultores que saem de suas comunidades para participar da Feira Agroecológica de Pereiro. Essa rotina acontece a cerca de um mês, sempre às segundas-feiras. Mas assim como a terra precisa ser bem preparada, a feira já começa a dar bons frutos. São sete agricultoras e dez agricultores que produzem em seus roçados e quintais o feijão, o milho, a alface, o maracujá, a batata doce, o pimentão, a couve, a pimenta, a cebolinha, o coentro... A lista é extensa e o sorriso é o item comum em todas as barracas.

Cláudia Lopes e seu filho, com os alimentos produzidos em seu roçado.



A explicação para tanta alegria é simples. A agricultora Cláudia Lopes, que mora na comunidade Sítio Carrapicho, a nove léguas da sede do município, nos disse que a coragem pra trabalhar não falta pra ninguém ali. “A gente se sente valorizada, pois os produtos que a gente traz, o povo compra sem medo. A gente não quer nem saber de usar veneno”. Ela mora com o marido e seis filhos e em sua pequena propriedade, Cláudia planta feijão, macaxeira, pimentão, batata doce e feijão. Ela cria galinhas e capote, mas como está trazendo sua produção de moto, preferiu não trazer dessa vez: “Já tem umas amigas trazendo ovos e frango. Então é bom a gente trazer produtos diferentes pra dar opção pras clientes. Eu ainda faço colorau e trago vassoura de palha que a minha vizinha fabrica”, contou.
Além desses produtos, estão à venda também o caldo de cana, o bolo de milho, a tapioca, o queijo, os doces e xaropes.

Outra que está muito sorridente é a dona Lúcia: “Hoje a feira trouxe também os amigos pra gente trocar risadas, matar a saudade... Feira não é só pra gente comprar e vender. É pra gente trocar lições de vida, brincar, ser feliz!”.

  A Feira Agroecológica é um projeto de parceria entre o PPP-Ecos e Obas, contando com o apoio da comissão municipal, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Prefeitura Municipal de Pereiro, e acontece todas as segundas na praça da Igreja Matriz de Pereiro.


Ricardo Wagner – Comunicador popular pela Obas







2 comentários: