Translate

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Conhecimento e troca de experiências no III Encontro Territorial do Vale do Jaguaribe

“Sementes: uso, conservação e preservação”. Esse foi o tema do III Encontro Territorial do Vale do Jaguaribe, que ocorreu nesta segunda e terça-feira, 01 e 02 de dezembro, na Praia de Fontainha, no município de Aracati (CE). Ao todo, cerca de 30 pessoas, dos 21 municípios que compõem a microrregião, acompanharam o evento.

Aracati dando as boas-vindas aos/as participantes com uma ciranda
Durante todo o encontro, os agricultores e agricultoras puderam participar de debates e conhecer outras experiências de convivência com o semiárido como o “Projeto Sementes da Paixão (Paraíba)” e a “Casa de sementes de Catingueirinha (Potiretama/CE)”. Além disso, foi realizada uma avaliação geral das ações feitas pelo Fórum de Convivência com o Semiárido do Vale do Jaguaribe no ano de 2014, e a eleição da nova coordenação colegiada para o exercício de 2015 e 2016.

Apresentação da casa de sementes
Dentre os convidados do Encontro, estava o agricultor agroecologista Francisco Saldanha, cuja experiência foi retratada na publicação “Candeeiro”, lançada no evento.
Outro assunto abordado no encontro foi o Projeto de Feiras Agroecológicas, que envolverá debates e estratégias de distribuição e comercialização das sementes da agrobiodiversidade local. A ação deverá ser iniciada em 2015, sob a responsabilidade da Organização Barreira Amigos solidários (Obas).

Encerramento do encontro
O III Encontro Territorial do Vale do Jaguaribe foi organizado pelo Fórum de Convivência com o Semiárido do Vale do Jaguaribe e pela Obas, através do Programa de Formação e Mobilização Social: Uma terra e duas águas (P1+2). Já os projetos de suporte e fortalecimento das Casas de Sementes têm o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da Fundação Banco do Brasil, através do P1+2.



Fotos: Ricardo Wagner e Mara Cibely
Texto: Mara Cibely


Nenhum comentário:

Postar um comentário