Translate

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

22 de setembro - Dia da Banana

Indispensável para a segurança alimentar e nutricional, talvez a banana seja a fruta mais conhecida do mundo e para lembrá-la foi criado o Dia da Banana, que é comemorado no dia 22 de setembro.
As bananas são originárias do sudeste da Ásia, mas hoje são cultivadas em regiões tropicais do planeta, em mais de 130 países.
Há indícios arqueológicos datando o seu cultivo a aproximadamente 8 mil anos a.C nas terras altas ocidentais da Nova Guiné.
A fruta é mencionada em textos budistas de 600 anos a.C e Alexandre - o Grande, saboreou pencas de bananas nos vales da Índia em 327 a.C.
Mas foi só a partir do Século III d.C que os chineses passaram a cultivá-la, depois os islâmicos levaram para a Palestina, e provavelmente os mercadores árabes espalharam pela África.
E foi exatamente na África Ocidental que surgiu a palavra Banana, que foi adaptada por espanhóis e portugueses, e hoje é usada inclusive na língua inglesa.
No Brasil, os colonizadores portugueses iniciaram o plantio nos Séculos XV e XVI, tornando-se o segundo fruto mais produzido e consumido por aqui.
Temos também o título de segundo país no ranking da produção mundial.
E você sabe como surgiu a expressão “A preço de banana”? É uma referência a menos de 1% do total das despesas da nossa alimentação. E é aqui no Nordeste que está a maior parte da produção de bananas, aproximando-se de 35% da produção nacional.

Sim! Nós temos banana... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário