Translate

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Jovens de Barreira produzem desenho de animação para o Programa Cisternas nas Escolas



Há pouco mais de um ano, os jovens Ari Oliveira e Luiz Neto, concluíram o Curso de Audiovisual promovido pela Obas através do Projeto Trabalho e Bem Viver, financiado pela União Europeia. Nesse período, os jovens participaram de algumas produções da Obas (fotos, edições, eventos) sempre com muita vontade de aplicar os conhecimentos adquiridos e principalmente expandir a criatividade.

Luiz Neto e Ari Oliveira
 Quando surgiu a oportunidade da Obas participar do Programa Cisternas nas Escolas, veio também a chuva de ideias para desenvolver metodologias de divulgação e compreensão desse importante projeto, e como Ari e Luiz representam a juventude na comissão municipal de Barreira que acompanha as escolas que receberão as cisternas, foi surgindo o desejo de realizar uma comunicação com as escolas e comunidade de forma mais lúdica.




 Sobre o desenho de animação
O monitor pedagógico do Programa e também comunicador popular pela Obas - Ricardo Wagner - já havia feito outros trabalhos de desenho de animação e quis utilizar a mesma técnica para comunicar aos estudantes, educadores/as, merendeiras e a comunidade da importância da cisterna para além do armazenamento de água de qualidade. “O objetivo maior é sensibilizar a todas e todos para os direitos, entre eles a água, a educação, a saúde... E que as pessoas percebam que a escola é um espaço coletivo, e que pertence a comunidade”, disse o comunicador.
Ricardo Wagner montado o cenário
Daí, somar o ânimo, conhecimento técnico, bom humor, disponibilidade e talento do Luiz e do Ari não é uma matemática difícil. Com papel, cola, giz de cera e ousadia, coube ao monitor a concepção, roteiro e ilustração, mas sempre com a colaboração dos jovens que tiveram toda a liberdade para sugerir em todos os aspectos até a finalização.
Agora é concluir a edição e aguardar o lançamento, previsto para novembro.
Enquanto isso: Luz, câmera... Ação!


Sobre o Programa Cisternas nas Escolas
É uma ação da ASA – Articulação Semiárido Brasileiro, junto a suas organizações que leva às escolas rurais do semiárido, a tecnologia da cisterna de placas para armazenamento de água de beber. Além da tecnologia, o programa leva também formações sobre educação contextualizada, direitos, gerenciamento de recursos hídricos e cidadania, envolvendo estudantes, educadores/as, merendeiras, pedreiros/as, comissões municipais e poder público municipal.

Por Ricardo Wagner – comunicador popular pela Obas/Asa





4 comentários:

  1. É uma grande honra está participando tão ativamente dentro deste programa que visa a garantia de um direito tão importante a nossas crianças e adolescentes,eu me sinto privilégiado por estar desenvolvendo este projeto do desenho animando e levar alegria a todos que possam desfrutar dessa animação... meu muito obrigado a Organização Barreira Amigos Solidários por sempre lembrar de mim em suas atividades seja no programa cisterna nas escolas, seja no Trabalho e bem-viver ou em qualquer umas das outras tantas atividades que já tive o prazer de fazer parte...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ari... É um grande aprendizado ter jovens como você engajado nas lutas e contribuindo com seus conhecimentos e talento. Nós é que agradecemos por você compartilhar com a gente.

      Excluir
  2. Muito boa a iniciativa e que mais projetos assim possam ser desenvolvidos para a população em geral, e ainda mais ajuda no desenvolvimento dos alunos já formados e nos que ainda vão se forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito boa mesmo irmão, fico muito feliz em ver nossa juventude sendo valorizada...

      Excluir