Translate

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Ministro-Conselheiro da União Europeia visita projeto para a juventude do Maciço de Baturité

Ministro-Conselheiro Thierry Dudermel apresenta estratégias da União Europeia
Na manhã desta segunda (22), o Ministro-Conselheiro da União Europeia, Thierry Dudermel visitou o município de Barreira num evento de boas vindas ao Projeto Trabalho e Bem Viver – Novas perspectivas para a juventude do Maciço de Baturité. O projeto tem como objetivo a qualificação profissional de jovens fundamentado na promoção dos direitos humanos, cidadania, geração de emprego e renda, além de formação em políticas públicas.

Rafael faz reflexão sobre racismo

Viviane apresenta afoxé Nego Nagô


Thiago Ramalho e banda do Conjunto São Pedro, de Barreira
Vozes da Juventude -
Cerca de 120 jovens estiveram presentes, reafirmando a vontade de expandir suas reivindicações. “A juventude não quer ver a discriminação tomando conta das nossas vidas. A gente não quer ver os jovens sofrendo por causa da cor da pele. Isso não é cidadania”, aclamou Rafael, que organizou junto com outros jovens do Conjunto São Pedro, em Barreira, uma apresentação artística de dança e música.
A poesia esteve presente na letra e voz do poeta Ari Bandeira, que trouxe exatamente os anseios da juventude.

Unidos na diversidade – Esse é o lema da União Europeia, que segundo o ministro, “se há línguas distintas, culturas e religiões diversas, peles em tons diferentes, é preciso caminhar respeitando todas essas diferenças”.


Das estratégias –
“A Delegação da União Europeia tem uma relação especial com o Brasil, onde constrói parcerias estratégicas. É preciso ter várias instâncias de discussão, de diálogos políticos de temas pertinentes como a harmonização social, a pesquisa, cooperação na educação, principalmente a superior. Isso é só um panorama da luta contra a pobreza e a desigualdade”, afirmou o ministro Dudermel.
Outro ponto lembrado pelo conselheiro são as parcerias com os países da América Latina. “O meio ambiente dá possibilidades de acordo de associação da União Europeia e o Mercosul, objetivando intercâmbios entre diversas atividades”.

Brasil -
Dudermel pontua que a União Europeia entende que o Brasil já tem um nível de desenvolvimento que não necessita de apoio direto ao Governo Federal, mas que há projetos de cooperação que agregam valor, como o das mudanças climáticas, citando como exemplo a COP 21 – em Paris, em dezembro do ano passado. “Há um investimento forte da União Europeia no Brasil e uma boa sintonia com a Delegação Brasileira”, explica o Ministro.

Parceria com a Obas –
O papel da juventude como transformadora social foi levado em conta na elaboração do projeto Trabalho e Bem Viver.
“O projeto da Obas destacou-se entre outros porque traz a possibilidade de se discutir o papel da juventude como fundamental quando se fala em mudanças. É junto com a sociedade civil que nos propomos a desenvolver saudavelmente nossas atividades. Espero que esse projeto no Maciço de Baturité seja uma experiência exitosa e que estimule outras organizações a passar por esse momento positivo”, afirmou o sorridente Ministro.

É através da formação, da troca de experiências e principalmente das vozes que soam da juventude que se vê sinais de bem viver.

Cerca de 120 pessoas de diversos municípios do Maciço

Estiveram no evento: Profª Zelia Ribeiro (Presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos de Guaramiranga), Mariana Castro (representando a juventude), José Bernardo Torres (Diretor da Escola Danísio Correa – Barreira), Ari Bandeira (professor e poeta), Getúlio Lima (Chefe de Gabinete da Prefeitura de Acarape), Alailson Saldanha (Coordenador de Projetos da Obas), Jorge Pinto (Coordenador do Projeto Trabalho e Bem Viver), Koeline Barbosa (STDS de Aratuba), Maria de Fatima (Professora, representante do Simsemba), Luciene (Professora da Escola Francisca Amélia), Cleiton Capoeira (Capoeirista de Barreira), além de jovens das escolas Danísio Correa, Maria Amélia, professoras e professores.


A União Europeia (UE) é uma parceria econômica e política  constituída por 28 países europeus e foi criada logo após a Segunda Guerra Mundial. A intenção inicial era incentivar a cooperação econômica, partindo do pressuposto de que se os países tivessem relações comerciais entre si se tornariam economicamente dependentes uns dos outros, reduzindo assim os riscos de conflitos. O que começou por ser uma união meramente econômica evoluiu para uma organização que abrange uma vasta gama de ações. Um dos principais objetivos da UE é promover os direitos humanos.Dignidade humana, liberdade, democracia, igualdade, Estado de Direito e respeito pelos direitos humanos são os valores fundamentais da UE.


O Projeto Trabalho e Bem Viver pretende contribuir com a redução da vulnerabilidade socioeconômica e cultural de jovens, possibilitando seu protagonismo de forma justa, solidária e sustentável, sob a ótica da perspectiva do bem viver, viabilizando as vocações humanas de 1500 jovens em sintonia com as potencialidades territoriais de trabalho, complementando as ações das políticas públicas de empregabilidade e empreendedorismo existentes nos 13 municípios do Território do Maciço de Baturité, no Estado do Ceará.






Por Ricardo Wagner – Comunicador popular pela Obas






Nenhum comentário:

Postar um comentário