Translate

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Governo do Ceará entrega poços e dessalinizadores em comunidades de Barreira


 Na tarde de hoje, as comunidades Lagoa do Canto e Pascoalzinho, em Barreira, receberam a visita de técnicos da Sohidra – órgão do Governo de Estado do Ceará, responsável pelo projeto de construção de poços e de instalação de dessalinizadores.


Seu Chico Vicente em sua pequena propriedade
Em tempos de tanta escassez de chuvas, contar com a tecnologia e compromisso do governo do Estado é motivo de comemoração. “Esse era um sonho antigo da gente e que a agora foi realizado”, diz seu Chico Vicente, agricultor da comunidade Lagoa do Canto. Na sua propriedade, ele planta feijão, macaxeira, batata, pimentão e hortaliças. Seu Chico é beneficiário de alguns projetos do governo do Estado, como a cisterna calçadão, e nos disse que “onde tem água a gente melhora a vida. Meus filhos foram criados com muito amor e união e por isso você pode ver que a nossa terra produz bem. E agora que a gente tem água sem sal é que as coisas vão ficar melhor mesmo”.






Na comunidade Pascoalzinho, as histórias de luta pelo direito à água de qualidade se assemelham a de tantas famílias. Lá, são mais de 120 famílias que se desdobram pra conseguir água para beber. Felizmente, a maioria já possui a cisterna de placa, quem vem modificando as realidades das comunidades e embelezando quintais.

Segundo Aline Torres, liderança comunitária, “é importante as famílias se unirem pra conquistar seus direitos”. Ela nos disse que não foi fácil garantir a construção, mas com a mobilização e participação de toda a comunidade, que estava confiante no projeto, foi possível realizá-lo”.


É preciso destacar o esforço do ex-vereador Ênio Alencar na conquista dessas obras junto ao Governo do Estado do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário