Translate

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Direitos humanos é debatido em formação profissional do Programa Primeiro Passo

Na Associação Lusa Futebol Clube Metropolitana, no bairro Nova Metrópole, em Caucaia, está acontecendo a formação de jovens no curso de administração promovido pelo Programa Primeiro Passo. São vinte jovens, dez moças e dez rapazes que durante três meses vão adquirir conhecimentos técnicos para suas inserções no mercado de trabalho.
Segundo o vice-presidente da associação, Ailton Santos, é importante valorizar essa ação fundamental de formação. “Quando eu era mais jovem, a gente não tinha a oportunidade de fazer cursos ofertados gratuitamente e no nosso bairro”.

O instrutor Francisco Simões debate com alunas e alunos
sobre diversas formas de preconceito.
As formações do Programa Primeiro Passo não são apenas técnicas. O diferencial é que, já no primeiro módulo, a juventude recebe aulas de cidadania e direitos humanos, onde são debatidos temas como machismo, gênero, racismo e violação de direitos. As metodologias aplicadas nesse momento trazem uma atmosfera de descontração, com apresentação de vídeos temáticos, rodas de conversas, apresentações teatrais e distribuição de materiais informativos e textos. A música também se faz presente, como forma de reflexão de temas atuais. Na aula da última quarta (26), os alunos e alunas dividiram-se em dois grupos e encenaram programas de rádio onde notícias foram apresentadas e as pessoas ouvintes ligavam para as rádios para opinar sobre os fatos. Foram vários depoimentos questionando o poder da mídia em “distorcer” os fatos promovendo o preconceito.
Danrlei (segundo à direita) apresentando o programa de rádio.



O jovem participante do curso, Danrlei Oliveira disse que “a democracia não pode ser confundida com dizer o que se quer sem medir as consequências. O que a gente vê hoje é que as pessoas ficam agredindo as outras sem saber direito o que está acontecendo. Protestar é importante, mas tem que saber respeitar”, argumentou.





Fique sabendo – O Programa Primeiro Passo é uma ação voltada para a formação de jovens, ofertado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS, e a Obas é a instituição executora.


Ricardo Wagner – Comunicador popular pela Obas







Nenhum comentário:

Postar um comentário